terça-feira, 11 de setembro de 2007

Conferência Internacional sobre Alterações do Clima


"O Bloco de Esquerda organiza no próximo dia 22 de Setembro (sábado) no ISCTE em Lisboa a Conferência internacional "Ninguém se pode esconder das alterações do clima – Desafios e Respostas". Na agenda dos debates estarão os cenários e projecções sobre o aquecimento global, transportes e mobilidade, novos paradigmas energéticos, consumo, resíduos e as relações norte-sul.

Conferência internacionalNinguém se pode esconder das alterações do clima – Desafios e Respostas
9.30 Sessão de aberturaMiguel PortasDeputado ao Parlamento Europeu - Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde (GUE/NGL) – pelo Bloco de Esquerda, membro da Comissão do Desenvolvimento e da Comissão dos Assuntos Externos.

10.00 Cenários e Projecções das Alterações do ClimaFilipe Duarte SantosProfessor catedrático na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Investigador Coordenador do Projecto SIAM – “Alterações Climáticas em Portugal. Cenários, Impactos e Medidas de Adaptação”.
Suraje DessaiInvestigador do Programa sobre Adaptação no Centro Tyndall para a Pesquisa das Alterações do Clima, na Universidade de East Anglia, Reino Unido.

11.00 Painel I e Painel IIPainel I: Transportes e Mobilidade
Mário Alves Engenheiro Civil e Mestre em Transportes. Foi investigador associado no Centro de Sistemas Urbanos e Regionais da Universidade Técnica de Lisboa e no Centre for Transport Studies da Universidade de Londres, e coordenador operacional do Plano de Mobilidade de Almada. Consultor em transportes e gestão de mobilidade.
Axel FriedrichDirector da Divisão de Ambiente, Transportes e Ruído da Agência Federal de Ambiente da Alemanha. Recebeu em 2006 o Haagen-Smit Clean Air Award pelo seu esforço no combate à poluição do ar e às alterações do clima. ~

Painel II: Novos Paradigmas Energéticos
Sven Teske*Engenheiro e Mestre em Tecnologia Eólica. Activista na área das Energias Renováveis da Greenpeace Alemanha, responsável por várias campanhas relacionadas com a energia e as alterações do clima. Consultor técnico em Energia da Greenpeace Internacional, responsável por vários relatórios, nomeadamente o “Energy [R]Evolution”.
Eduardo de Oliveira FernandesProfessor Catedrático na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Especialista investigador na área da Energia e Climatização, responsável por vários projectos pioneiros ao nível das tecnologias solares passivas, energia nos edifícios e em ambiente urbano e qualidade do ar interior. Presidente da Agência de Energia do Porto.

Painel III and Painel IV Painel III: Consumo, Modos de Vida e Saúde PúblicaCarlos Ballesteros García Professor de Comportamento do Consumidor na Universidade Pontifícia Comillas em Madrid. Membro do grupo ConsumeHastaMorir dos Ecologistas En Acción e da Rede de Economia Alternativa e Solidária (REAS).
José Manuel Mendes Professor de sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Investigador permanente do Centro de Estudos Sociais e coordenador do Observatório dos Novos Riscos Públicos. Painel IV: Resíduos e Políticas de GestãoRui Berkmeyer Especialista em Resíduos e Membro do Centro de Informação de Resíduos (CIR) da Quercus

16.00 Negociações Internacionais sobre Alterações Climáticas e Relações Norte-Sul
George Monbiot*Jornalista, autor, académico e activista ambiental e politico no Reino Unido, com vários artigos e livros publicados sobre as alterações do clima.
Grace Akumu Directora Executiva da Climate Network Africa, uma organização não governamental regional formada em 1991 com sede no Quénia, que desenvolve actividades nas áreas das alterações do clima, desertificação, perda de biodiversidade, depleção do ozono, energia, pobreza, e outras ligadas ao ambiente e desenvolvimento.

17.30 Sessão de Encerramento
Alda MacedoVice-Presidente do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda. Deputada para a área do Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território.
Francisco Louçã Professor de economia na Universidade Técnica de Lisboa, autor de uma extensa obra. Deputado e Coordenador da Comissão Política do Bloco de Esquerda.*Em sistema de videoconferência."

Sem comentários: