segunda-feira, 12 de novembro de 2007

João Semedo na Covilhã



"Deputado do Bloco de Esquerda visitou Hospital Pêro da CovilhãOs bloquistas vão apresentar na Assembleia da República uma nova Lei de Base da Saúde e um novo estatuto do Serviço Nacional de Saúde. João Semedo diz que o processo de criação de centros hospitalares para a região foi tempo perdido para as instituiç

João Semedo, deputado do Bloco de Esquerda (BE) na Assembleia da República, entende que o Governo “criou uma grande embrulhada nesta região” em torno da criação de centros hospitalares. “Primeiro, com o Centro Hospital da Beira Interior e depois com o Centro Hospital da Beira Baixa, que nunca irão acontecer, penso, disse o deputado, no último sábado, na Covilhã, no final de uma reunião com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB).O processo “foi prejudicial aos desenvolvimentos das instituições de saúde envolvidas, na exacta medida em que paralisou perspectivas da sua evolução, porque centrou a actividade dessas instituições numa determinada discussão”, analisa o deputado, que também é médico. O bloquista defende que o Governo “deveria seguir no caminho do respeito por um conceito de proximidade das unidades de saúde com as respectivas populações”, uma vez que “não fará sentido prejudicar essa proximidade com a criação artificial de centros hospitalares”. No que toca à criação de Unidades Locais de Saúde – tal como está a acontecer na Guarda e deverá também entrar em curso no distrito de Castelo Branco, tal como anunciado pela governadora civil, Alzira Serrasqueiro – o BE tem “uma posição favorável”. No entanto, João Semedo adverte: “Nesse modelo, os hospitais têm predominância sobre os centros de saúde, mas a aposta deveria recair prioritariamente nos cuidados primários e não nos hospitalares”.O presidente do Conselho do CHCB, João Casteleiro, diz não possuir quaisquer dados sobre esta matéria. “A informação que tenho é a que li no Diário XXI. Nunca tive qualquer reunião nesse sentido”, disse João Casteleiro.

BE PREPARA LEGISLAÇÃOA visita do deputado deveu-se à preparação de legislação pelo BE sobre saúde. O grupo parlamentar vai apresentar durante esta sessão legislativa “dois projectos-lei que são sobre questões estruturais da política de saúde”: uma nova Lei de Base da Saúde e um novo estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), esclareceu João Semedo.O BE considera que, ao longo dos últimos anos, “sucessivos governos têm mutilado cirurgicamente ambos os documentos” e que “é necessário clarificar, de uma vez por todas, em que sentido as forças políticas pretendem que evolua a política de saúde no País”.Em concreto, o BE entende que “uma política muito determinada por critérios de natureza financeira, que visam apenas reduzir a despesa a qualquer custo, pode condenar as instituições de saúde a trabalhar abaixo da qualidade mínima necessária aos serviços do SNS”.

Daniel Sousa e Silva "diário XXI"

Sem comentários: