terça-feira, 20 de janeiro de 2009

cine clube volta à moagem


"Após um longo interregno, o Cine Clube da Gardunha regressa com o filme “A turma” ao auditório d´A Moagem-Cidade do Engenho e das Artes.
Dá-se desta forma o início de um ciclo de sessões regulares, às quartas-feiras, de cinema promovido pelo Cine Clube Gardunha.
O regresso é já na próxima sexta-feira, às 21h30 no auditório da Moagem com o filme “A turma”. Realizado por Laurent Cantet, venceu a palma de Ouro do festival de cinema de Cannes 2008 e retrata a história de “François, um professor, e os seus colegas, que se preparam para um novo ano escolar no liceu de um bairro problemático em Paris.Cheios de boas intenções, estão decididos a não deixarem que o desencorajamento os impeça de tentar dar a melhor educação aos seus alunos. As culturas e as atitudes diferentes frequentemente colidem dentro da sala de aula, um microcosmos da França contemporânea. Apesar de divertidos e inspiradores, tanto quanto os adolescentes podem ser, o seu difícil comportamento pode, no entanto, pôr em causa o entusiasmo de um professor pelo seu trabalho mal pago. François insiste num atmosfera de respeito e empenho. Sem ser rabugento ou inflexível, a sua extravagante franqueza surpreende muitas vezes os alunos. Mas a ética da sua sala de aula é posta à prova quando os estudantes começam a desafiar os seus método.”
Um filme que marca o regresso do Cine Clube Gardunha as sessões regulares de cinema para além de desenvolver ciclos temáticos e colóquios."

César Duarte Ferreira - Rádio Cova da Beira

Sem comentários: