quinta-feira, 28 de maio de 2009

...atentado contra o património local... parte um...




No monte caótico de entulho, que a coroa, espelha-se o declínio e o monstruoso estrago desta magnífica capela edificada em 1816.
Há muitos, muitos anos... mandou fazer esta capela o capitão João Gregório Tinoco Vieira, para educação católica de seus filhos, integrada na quinta de S. João, a que a Câmara Municipal da Covilhã testemunha, hoje, como um local de interesse turístico.
Os frescos desta capela, assim como o tecto em madeira, cujas imagens policromadas perfeitamente perceptiveis, permanecem sem projecto de uma avaliação, carecendo de um intervenção qualificada e de uma comprovação documentada.
Dizem por lá, ser propriedade de uma família poderosa na cidade, uma tal família Brancal.
Como é que a vila do Teixoso ainda pode dispensar este seu testemunho? O risco deste se perder é acompanhado pelo risco da perda da sua identidade que se constroí na permanência e na mudança.
Ana Monteiro

4 comentários:

Urze do Monte disse...

Muito bem, guardiã do património!
Que muitas vozes como a tua se ergam para defender o que é nosso.

Maria...ia disse...

Encontrei este blogue através de um amigo, que o recomendou pela notícia :)
Estou a efectuar de momento uma investigação acerca de alguns elementos artísticos da Covilhã, e tenho tido conhecimento de grandes atentados ao património na zona. A família Brancal é sobejamente conhecida (...), e a sua influência indiscutível, pelo que o poder local não se atreverá a "encostar contra a parede", para uma eventual recuperação da dita capela. Eu resido na zona, no entanto não tinha conhecimento e nem encontrei quaisquer referências à mesma... No entanto pergunto: onde fica precisamente? Haverá forma de conseguir mais fotografias? Talvez se conseguisse algo, por outras vias. Na Covilhã e arredores já foi destruído tanto património sob a alçada do compadrio (ao longo dos séculos), e ninguém ainda se lembrou que o património não pertence apenas a alguns... Mas sim ao todo.

manufactura disse...

olá Maria...ia
A respectriva capela fica na Quinta de São João no Teixoso, junto à Escola C*S. É só procurares aos locias que toda a gente conhece. Bom trabalho

romano disse...

Para quem não sabe, existe na quinta de S.João, um teixo, único na zona do Teixoso, cujo o nome da vila se deve ao elevado número de teixos existente há muitos anos atrás. Este teixo é centenário e está classificado desde 2000.
Em Portugal apenas existem dois teixos centenário, um no Teixoso e outro no norte do país.