quarta-feira, 1 de julho de 2009

...docente acusa universidade do minho de retaliação...

Daniel Luís, professor da Universidade do Minho (UM) e autor do blogue humorístico Dissidências, não terá o seu contrato de trabalho renovado. O vínculo termina no início de Setembro e, contra aquilo que é habitual no departamento a que pertence, não será renovado. O docente diz que a decisão é consequência do caso que envolveu o encerramento do blogue há um ano e meio.
O professor recebeu, no dia 17 deste mês, a comunicação de que o Conselho de Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional (DSEAE) decidiu, por unanimidade, recusar o pedido de prolongamento do contrato com a instituição. Daniel Luís tinha pedido um novo biénio de ligação à UM para concluir a tese de doutoramento que está a preparar há dois anos e meio, uma prática corrente no departamento. Mas a solicitação foi rejeitada, com base numa parecer da orientadora de doutoramento, Fátima Antunes, que evocava o pouco trabalho apresentado pelo docente.
Daniel Luís contesta a justificação. "Entreguei dois capítulos da minha tese e mais alguns materiais", justifica, lembrando que há colegas que produziram menos, a quem os vínculos foram renovados. "Nunca tinham feito isto a ninguém. Sempre facilitaram ao máximo, até aos limites da lei." Daí que acuse as chefias de retaliação: "Se não tivesse acontecido o episódio do blogue, as coisas agora seriam diferentes". Em Dezembro de 2007, o Conselho do DSEAE considerou que o blogue humorístico e o canal de vídeos mantidos por Daniel Luís eram "desprestigiantes" para a instituição. Em consequência da pressão feita pelos superiores, o docente e humorista encerrou ambos os espaços.
O assunto acabou por merecer eco público e, depois de uma reunião em que também participou o reitor da UM, o blogue acabou por ser reaberto, em Março de 2008. Mas, desde então, Daniel Luís diz que vive "num inferno". "A maioria dos colegas do departamento deixaram de me falar. Não tenho condições psicológicas e emocionais para trabalhar, mas tenho resistido", conta. No blogue fazia humor político e social, satirizando várias figuras políticas nacionais e a Igreja Católica.
Renovação dos contratos de trabalho é prática corrente para doutorandos. Daniel Luís diz que a saída da Universidade do Minho é consequência do caso do blogue humorístico Dissidências há ano e meio.
Público


http://sol.sapo.pt/Blogs/dissidencias/default.aspx
http://www.facebook.com/group.php?gid=99524567266&ref=nf
http://hortadozorate.blogspot.com/2008/02/joo-paulo-guerra-do-dirio-econmico-o.html

http://www.canalup.tv/?menu=noticia&id_noticia=1815

http://shampodecapante.blogspot.com/2009/06/apoio-ao-cronista-daniel-luis.html

Sem comentários: