terça-feira, 25 de agosto de 2009

...o que é a cultura?...


"O conceito de cultura saltou, completamente aramado, da cabeça de Johann Gottfried Herder, nos meados do século XVIII, e tem andado envolvido em batalhas desde então. Para Herder, Kultur, é o próprio sangue vital das pessoas, o fluxo da energia moral que mantém intacta a sociedade. Em contraste, a Zivilisation, é o verniz das maneiras, a lei e técnica. As nações podem partilhar a civilização; mas serão sempre distintas na sua cultura, uma vez que a cultura define o que elas são.
Esta ideia desenvolveu-se em duas direcções. Os românticos alemães (Schelling, Schiller, Fichte, Hegel, Holderlin) construíram a cultura à maneira de Herder, como a essência que define uma nação, uma força espiritual partilhada que se manifesta em todos os costumes, crenças e práticas de um povo. Segundo eles, a cultura dá forma à linguagem, à arte, à religião e à história, deixando o seu carimbo no mais pequeno acontecimento. Nenhum membro da sociedade, por mais mal educado que seja, está desprovido de cultura, uma vez que cultura e pertença social são a mesma coisa.
Outros, mais clássicos que os românticos, interpretaram a expressão no seu significado a partir do Latim. Para Wilhelm von Humbolt, fundador da universidade moderna, a cultura estava associada não ao crescimento natural mas ao seu cultivo. Nem todos a possuiriam, uma vez que nem todos tem o tempo, a inclinação ou a habilidade para aprender o que é preciso. E entre as pessoas cultivadas, umas são mais cultas que outras. O objectivo de uma universidade é a preservação e destaque da herança cultural, e a sua passagem à geração seguinte.
As duas ideias ainda estão entre nós. Os primeiros antropólogos adoptaram a concepção de Herder, e escreveram acerca da cultura enquanto práticas e crenças que forma a identidade de uma tribo. Todos os membros da tribo possuem a cultura dado que é isso que é preciso para se ser membro. Mathew Arnold e os críticos literários que conseguiu influenciar (incluindo T.S.Eliot, Leavis e Ezra Pound) seguiram Humboldt no tratamento da cultura como propriedade de uma elite educada, um objectivo que envolve estudo e intelecto. "

Sem comentários: