quinta-feira, 25 de março de 2010

Defensores de congresso extraordinário no Bloco de Esquerda já têm «cerca de duzentas assinaturas»

"O abaixo-assinado de um grupo de militantes do BE que defende uma convenção extraordinária para debater o apoio do partido a uma candidatura nas presidenciais já conta com cerca de duzentas assinaturas, disse à agência Lusa Isabel Faria.
A militante adiantou que a próxima Mesa Nacional do BE - órgão máximo entre convenções - realiza-se a 17 de Abril e que, nessa reunião, irá confrontar novamente a direcção do partido com o apoio a um outro candidato que não Manuel Alegre, alegando que «há uma grande percentagem de pessoas que quer discutir este tema».
Os subscritores do abaixo-assinado consideram que, apesar de o apoio a Manuel Alegre ter sido ratificado na última Mesa Nacional, «não houve suficiente discussão» do tema.
O candidato do BE à Câmara de Setúbal nas últimas autárquicas, Albérico Afonso, sustentou que «foi muito imprudente e até ilegítimo o apoio precoce e precipitado de alguns dirigentes da Comissão Política à candidatura de Manuel Alegre antes de a Mesa Nacional legitimar esta escolha».
Além disso, advogou o subscritor da petição, «a realidade política actual é mais complexa do que há um ano», quando ocorreu a convenção.
«Há um novo candidato, que apoiou o Bloco em eleições europeias [Fernando Nobre]. Por isso, vejo vantagens em rediscutir a estratégia presidencial», frisou Albérico Afonso.
De acordo com os estatutos do BE, para convocar uma convenção extraordinária são necessárias as assinaturas de 10 por cento dos militantes do partido, que no total andam «à volta de nove mil», referiu à Lusa João Pedro Freire, um outro militante que faz parte do movimento pró-convenção extraordinária.
Entre os defensores da convenção, que já criaram um blogue oficial - www.convencaoextraordinaria.blogspot.com -, estão os candidatos do BE à Câmara Municipal de Braga nas últimas autárquicas, João Delgado, ou à Câmara de Vila Franca de Xira, Carlos Patrão. "
Lusa / SOL

Sem comentários: