domingo, 9 de maio de 2010

...eu fui...vogar contra a indiferença, pelos nossos rios...


Cerca de 80 canoístas e 30 embarcações desceram o Tejo, este domingo, desde a barragem de Cedilho ao cais fluvial de Vila Velha de Ródão, numa acção que juntou portugueses e espanhóis em defesa de uma gestão sustentável do rio.
Em Vila Velha de Ródão, algumas centenas de pessoas aguardavam a chegada das canoas para ouvir a leitura de uma Carta Contra a Indiferença, a que a Lusa teve acesso.
No documento, o movimento «Vogar contra a indiferença - pelos nossos rios, pelo nosso futuro», o responsável pelo protesto, apela às autoridades competentes, a nível internacional, nacional, regional e local, que defendam o Tejo e os seus afluentes.
Exige ainda «o cumprimento da Directiva Quadro da Água, ou seja, a garantia de um bom estado das águas do Tejo», a monitorização do cumprimento permanente do regime de caudais ambientais, a recusa dos transvases do Tejo e o apoio à investigação de alternativas sustentáveis, baseadas no uso eficiente da água.
A concepção de um projecto de desassoreamento do rio, que permita a sua navegabilidade, a garantia da qualidade e quantidade de água do rio Tejo e dos seus afluentes, a restauração do sistema fluvial natural e o seu ambiente e a valorização e promoção da identidade cultural e social das populações ribeirinhas do Tejo são outras reivindicações.
A Carta realça que o Tejo é o elemento unificador de toda a bacia ibéria e das gentes ribeirinhas.
«As populações do Alto Tejo conseguiram sobreviver e prosperar em harmonia com o rio que lhes foi generoso no passado e que será essencial no futuro», sublinha. IOL Diário

Sem comentários: