terça-feira, 5 de outubro de 2010

...a dança da realidade...

«Este livro é um exercício de autobiografia imaginária, embora não no sentido de “fictícia”, pois todos os personagens, lugares e acontecimentos são verdadeiros, mas pelo facto da história profunda da minha vida ser um esforço constante para expandir a imaginação e aumentar os seus limites, para a apreender em toda a sua força terapêutica e transformadora: Ela actua em todos os aspectos da nossa vida, inclusive nos que consideramos racionais. Por isso, não se pode abordar a realidade sem desenvolver a imaginação a partir de múltiplos ângulos. Normalmente visualizamos tudo segundo os estreitos limites das nossas crenças condicionadas. Da realidade misteriosa, tão vasta e imprevisível, apenas percebemos o que é filtrado através do nosso reduzido ponto de vista. A imaginação activa é a chave de uma visão ampla; permite encarar a vida a partir de ângulos que não são os nossos, imaginando outros níveis de consciência superiores aos nossos. Esta busca separou-me do meu Eu ilusório, fez-me fugir do Chile e impeliu-me a procurar desesperadamente um sentido para a vida.»
Alejandro Jodorowsky

Sem comentários: